Foto: Arquivo PROFAUNA

NOSSA HISTÓRIA

Em 2008, durante encontros de ambientalistas e representantes da sociedade civil de Ubatuba, foi destacado o problema do mercado negro de animais silvestres. Nessa região de alta biodiversidade e Mata Atlântica bem preservada, o tráfico de animais é uma realidade presente e há uma carência de atividades para combatê-lo. O município encontra-se no litoral norte paulista, exatamente no eixo São Paulo-Rio de Janeiro, uma das principais áreas de ocorrência dessa atividade criminosa no Sudeste do Brasil. 

O resultado dessa reflexão foi o nascimento de um projeto chamado 
Programa Bicho Solto, semente do PROFAUNA.

 

 

Após o início das atividades do Programa Bicho Solto, os membros voluntários do projeto visualizaram o tamanho da carência de ações conservacionistas em prol da biodiversidade na região e o grande poder de mobilização educacional que possuíam. 

O trabalho que até então estava restrito ao Programa Bicho Solto ganha amplitude e maior poder de atuação com a criação de novos projetos voltados para outros graves problemas ambientais.

Nasce então o PROFAUNA, com voluntários que passam a desenvolver suas atividades inicialmente de maneira experimental. Atualmente, o PROFAUNA está se organizando como uma organização não governamental (ONG), com nova estrutura e a colaboração de novos profissionais. Conheça nossos projetos!

Apresentação de peça de teatro de
fantoches do Programa Bicho Solto
Apresentação de peça de teatro de
fantoches do Programa Bicho Solto
Foto: Arquivo PROFAUNA

Quer saber mais sobre o PROFAUNA? Entre em contato conosco.

Denuncie

O combate ao tráfico de animais silvestres é responsabilidade de todos nós e não apenas dos órgãos de fiscalização do poder público. Toda a sociedade tem de se envolver nessa luta! Sua omissão contribui para que animais continuem sendo vítimas dos traficantes. Saiba como denunciar e o que você pode fazer para ajudar.

Parceiros