O domingo foi chuvoso em Rio das Ostras (RJ). Muito chuvoso... Mas não há tempo ruim que impeça a equipe do PROFAUNA – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental de dar seu recado. E foi isso que aconteceu na 4ª edição do Festival de Aviturismo do município fluminense, realizada no Parque dos Pássaros.
Durante todo o período da manhã, os visitantes que prestigiaram o festival foram recebidos pelo coordenador geral do PROFAUNA, Tiago de Carvalho Leite, e a educadora ambiental da ONG, Lilian Lavras. Eles passaram informações sobre a importância ecológica das aves, tráfico de fauna, birdwatching (observação de aves) e o projeto Passarinho Legal é Passarinho Solto – trabalho que busca estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para capacitar atores sociais capazes de multiplicar ações para desestimular a caça e a captura de aves.
Esta foi a segunda participação do PROFAUNA no festival, que é organizado pela prefeitura de Rio das Ostras. A parceria com o poder público é fundamental para que atividades educativas e de conscientização tenham amplitude e obtenham resultados efetivos. Após o evento, representantes do PROFAUNA e da prefeitura iniciaram conversas para o desenvolvimento de novas atividades no município, princpalmente aproveitando o espaço e a estrutura do próprio Parque dos Pássaros.