Novidades Profauna

03/10/2017 14:00

Prefeito de Ubatuba (SP) e deputado federal Ricardo Izar ajudarão na instalação de um Cras no município


Dimas Marques, o deputado federal Ricardo Izar e o prefeito de Ubatuba, Délcio José SatoO coordenador Técnico e de Comunicação Social do PROFAUNA, Dimas Marques, esteve reunido ontem, em São Paulo, com o deputado federal Ricardo Izar (PP-SP) e o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato. No encontro foi discutida a necessidade de o município do litoral norte paulista ter um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). “Qualquer espécime silvestre que necessite de atendimento veterinário na região tem de ser levado para centros em Lorena e São José dos Campos. O deslocamento pode piorar o estado de saúde dos animais e até inviabilizar uma assistência em tempo de salvá-los”, explicou Marques.

A proposta foi bem acolhida pelo prefeito Sato, que se predispôs em verificar forma de ajudar a concretizar o projeto. Da mesma forma, Izar se prontificou a auxiliar nos trabalhos. “Quero ser constantemente informado do andamento dessa proposta e vê-la funcionando”, afirmou o parlamentar. Na reunião também estiveram presentes a advogada ativista do Direito Animal Jaqueline Frigi e a protetora Miriam Tabarro, da ONG Alma Vira-Lata, que apresentaram as necessidades dos animais domésticos no município e deram todo apoio ao projeto do Cras..

A instalação de um Cras em Ubatuba permitirá um atendimento rápido aos animais feridos ou que necessitem de algum atendimento veterinário e, acima de tudo, evitará a saída dos espécimes da região. “Eles serão atendidos em Ubatuba e, se forem nativos da região, serão soltos no município. Hoje, os animais saem para receber atendimento e dificilmente voltam. Esse processo empobrece a biodiversidade local”, explicou o coordenador Geral do PROFAUNA, Tiago Leite.

O número de animais atropelados na rodovia Rio-Santos (BR-101) é grande e tende a aumentar com a duplicação da estrada, que está em fase de licenciamento. O PROFAUNA há anos monitora as mortes de animais na via por meio do projeto 101: a BR da Vida. “Temos também casos de animais machucados por ataques de cães, que se queimam na rede de distribuição de eletricidade, de aves que se chocam contra janelas e uma infinidade de problemas. Um Cras no município é essencial”, afirma o veterinário e coordenador de Manejo de Fauna do PROFAUNA, Marcelo Bocardo.

O PROFAUNA – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental agradece a atenção do prefeito Sato e do deputado federal Ricardo Izar que, sensíveis aos problemas enfrentados pela fauna silvestre, se prontificaram em ajudar na instalação de um Cras em Ubatuba.

- Conheça o projeto 101: a BR da Vida


Postado por PROFAUNA às 03/10/2017 14:00



Deixa seu comentario

Este projeto te interessa? Você pode colaborar conosco e solicitar mas informações. Entre em contato e saiba como ajudar.

Denuncie

O combate ao tráfico de animais silvestres é responsabilidade de todos nós e não apenas dos órgãos de fiscalização do poder público. Toda a sociedade tem de se envolver nessa luta! Sua omissão contribui para que animais continuem sendo vítimas dos traficantes. Saiba como denunciar e o que você pode fazer para ajudar.

Parceiros

Ajude o PROFAUNA

O PROFAUNA desenvolve diversos projetos para conservar a biodiversidade brasileira, com destaque para o combate ao tráfico de animais silvestres. A luta por um mundo mais justo, que respeita as diferentes formas de vida depende de todos nós. Sua participação nessa luta é muito importante!
Saiba como colaborar com nosso trabalho.