Novidades Profauna

14/01/2017 10:00

Projeto do PROFAUNA sobre atropelamentos de animais é matéria no InforMar Ubatuba


O jornal InforMar Ubatuba veiculou, na edição de janeiro de 2017, a matéria “Animais silvestres são vítimas de descaso e atropelamentos na rodovia Rio-Santos”. Nela, foi destacado o trabalho desenvolvido pelo PROFAUNA – Proteção Ambiental e Monitoramento Ambiental para quantificar e analisar os atropelamentos de fauna no trecho norte da Rio-Santos, que corta o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (projeto 101: a BR da Vida), e de atendimento à animais resgatados com vida.

Outro ponto importante citado foi a necessidade de a região ter um centro de reabilitação da fauna silvestre nativa (antigamente conhecido como Cras), que teria a função de receber animais resgatados, tratá-los e prepara-los para devolução à vida livre. Atualmente, os silvestres que precisam de algum tipo de tratamento ou avaliação acabam sendo levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Lorena, no Vale do Paraíba.

“Temos uma grande demanda em Ubatuba. Além de animais atropelados na Rio-Santos, há muitos casos de apreensões de fauna traficada ou em cativeiro, de animais que se ferem em armadilhas de caçadores e nas mais diversas circunstâncias promovidas pela urbanização”, afirma o Coordenador de Manejo de Fauna do PROFAUNA, Marcelo Bocardo. O Coordenador Geral do PROFAUNA, Tiago Leite, lembra que Ubatuba possui centros para atendimento de fauna marinha, mas a grande área de floresta atlântica ainda conservada na região exige que se tenha uma estrutura para atendimento dos outros animais.

- Leia a matéria completa do InforMar Ubatuba (ver na página 10)


Postado por PROFAUNA às 14/01/2017 10:00



Deixa seu comentario

Este projeto te interessa? Você pode colaborar conosco e solicitar mas informações. Entre em contato e saiba como ajudar.

Denuncie

O combate ao tráfico de animais silvestres é responsabilidade de todos nós e não apenas dos órgãos de fiscalização do poder público. Toda a sociedade tem de se envolver nessa luta! Sua omissão contribui para que animais continuem sendo vítimas dos traficantes. Saiba como denunciar e o que você pode fazer para ajudar.

Parceiros

Ajude o PROFAUNA

O PROFAUNA desenvolve diversos projetos para conservar a biodiversidade brasileira, com destaque para o combate ao tráfico de animais silvestres. A luta por um mundo mais justo, que respeita as diferentes formas de vida depende de todos nós. Sua participação nessa luta é muito importante!
Saiba como colaborar com nosso trabalho.